Sǎndǎ (散打; literalmente "luta livre") ou Sànshǒu (散手; literalmente "mãos livres"), também conhecido como Boxe Chinês ou ainda Kickboxing Chinês, é uma forma chinesa moderna de combate corpo-a-corpo, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate.
O Sanshou surgiu na metade do Século XX como uma forma "modernizada" e padronizada dos estilos tradicionais de Kung Fu, pelo Exército de Libertação Popular. É uma modalidade que se assemelha com o Kickboxing e Muay Thai, com golpes de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, mas também possuí derrubadas, quedas e arremessos, semelhante ao Judô e Wrestling.
- Simplicidade;
- Combate direto;
- Efetivo contra oponentes mais fortes.
Quase que paralelamente ao sandá militar se desenvolveu o sandá civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e eram quase que um Vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships.
Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como xiangbo, shoubo, chaishou, qiangshou, jiji, e daleitai.
Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. Em 1982, o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ringue era redondo com nove metros de diametro.
O Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro. Existem, duas modalidades de competição para sanshou: a amadora e a profissional. O Sanda também tem um papel crescente nas Artes marciais mistas, onde cada vez mais lutadores usam a Sanda, servindo como uma alternativa ao kickboxing e Muay thai, já que a Sanda não apenas tem socos e chutes, como derrubadas e jogadas, que não são cobertas pelas outras duas artes marciais.
Categorias
As categorias são divididas por peso e idade.
- Por idade:
- Juvenil (15 a 17 anos)
- Adulto (18 a 35 anos)
- Masculino:
- Categoria 48 kg ( ≤ 48 kg)
- Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
- Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
- Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
- Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
- Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
- Categoria 75 kg ( > 70 kg - ≤ 75 kg)
- Categoria 80 kg ( > 75 kg - ≤ 80 kg)
- Categoria 85 kg ( > 80 kg - ≤ 85 kg)
- Categoria 90 kg ( > 85 kg - ≤ 90 kg)
- Categoria acima de 90 kg ( > 90 kg)
- Feminino:
- Categoria 48 kg ( < 48 kg)
- Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
- Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
- Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
- Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
- Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
- Categoria acima de 70 kg ( > 70 kg)
Regras
- Em muitos campeonatos é utilizado a contagem de 2 round de dois minutos para adultos e o juvenil é 2 round de dois minutos, descanso entre rounds de 1:00 minuto.
- Golpes nos genitais e nuca não são permitidos e podem levar com três irregularidades de luta a desclassificação.
- Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, levando em consideração a eficiência.
- São válidos socos, chutes e quedas/arremessos.
- Pontuação é feita da seguinte forma: Socos em geral = 1 ponto. Chutes acima da linha cintura = 2 pontos Quedas/arremessos = 2 pontos , se o atleta cair junto = 1 ponto. Saída da plataforma duas vezes o combate acaba.
- O tablado/plataforma oficial é um quadrilátero tablado emborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas da plataforma são cobertas por placas de tatame de borracha.
- Algumas competições permitem o uso de joelhadas, mas não é válido o uso dos cotovelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário